9 fatos curiosos sobre o bitcoin

9 fatos curiosos sobre o bitcoin

Conheça algumas curiosidades sobre a história da criptomoeda

19-11-2018
1 - Quem é Satoshi?
Em 2008, foi publicado o documento “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System”, que descrevia e apresentava o sistema bitcoin. O estudo foi assinado por Satoshi Nakamoto. Programadores que colaboraram com o projeto dizem que a comunicação com ele foi apenas através de meios digitais. A verdadeira identidade de Nakamoto – se é homem ou mulher, um grupo de pessoas ou um órgão de algum governo – é desconhecida até hoje.
2 - Não surgiu do nada
A criação do bitcoin é de 2008, consequência direta da crise financeira que se iniciou com a falência do banco Lehman Brother, nos Estados Unidos, e se espalhou para o mundo.
3 - Começou em pizza
A primeira transação em bitcoin foi em 2009, quando Hal Finney comprou uma pizza por 10 mil bitcoins – quantidade que, hoje, até o fechamento desta matéria, equivaleria a R$ 88.620.000,00.
4 - É infinito?
O bitcoin foi programado de forma a imitar a extração do ouro. Ou seja, uma hora vai acabar. Segundo especialistas, o último bitcoin será minerado em 2140, quando o máximo de 21 milhões de bitcoins for atingido.
5 - Moeda legal
Muitos países já aceitam bitcoin como forma de pagamento, mas o Japão se destaca: são 200 a 250 mil transações por dia. E em todo o mundo são mais de cem mil empresas que já aceitam bitcoin como forma de pagamento, incluindo gigantes como Microsoft, Intuit, DISH Network and Expedia.
6 - Rede de supercomputadores
É praticamente impossível hackear a rede bitcoin, ou os chamados blockchains, porque nenhum supercomputador criado no mundo tem força computacional maior que a de todos os mineradores juntos.
7 - Descentraliza as transações, mas não a riqueza
Apesar de a tecnologia blockchain surgir como forma de descentralizar as informações de criptotransferências, estima-se que menos de mil pessoas possuam 40% do mercado de bitcoin.
8 - Até a Lua
Artigos e estudos afirmam que um único bitcoin deverá alcançar o valor de US$ 1 milhão. Outros preveem que poderá ser a maior bolha financeira da história em 400 anos, desde a mania das tulipas, na Holanda. Façam suas apostas!
9 - Comprando imóveis
Dubai, New York City, Lake Tahoe (Califórnia), Bali (Indonésia) e Curitiba. Estas cidades já aceitam bitcoin na compra de imóveis. Em Miami, Flórida, uma mansão foi vendida por 1.600 BTC. Em Curitiba, imóveis tiveram caução de aluguel pago com bitcoin. Vale relembrar que a primeira transação em bitcoin – a tal pizza – foi de 10 mil BTC.