Conheça outras aplicações da Blockchain

Conheça outras aplicações da Blockchain

Rede que possibilita segurança das informações pode contribuir para diferentes setores do mercado

12-12-2018
Laura Espada
A tecnologia que está por trás das criptomoedas vem revolucionando o mercado em todo o mundo. Mais do que garantir a segurança e permitir transações de moedas digitais sem intermediários, a blockchain trouxe uma nova forma de aplicar a tecnologia a diferentes tipos de negócio.
A blockchain surgiu para evitar que dados pudessem ser copiados ou alterados. Partindo dessa ideia, a tecnologia funciona por meio de blocos encadeados, que carregam consigo conteúdo e uma impressão digital. Assim, cada bloco posterior vai conter a impressão digital do anterior além de seu próprio conteúdo - o que faz da blockchain uma rede muito segura.
Segundo o coordenador e especialista em blockchain do Grupo Bitcoin Banco, Vinicius Gomes, um dos diferenciais da tecnologia é o poder de empoderar o usuário. “A revolução blockchain irá causar um impacto irreversível no mundo, como já experienciamos com a internet e os smartphones. É uma tecnologia aplicável e com segurança inquestionável. Iniciamos um novo momento na era moderna, onde cada um poderá deter seus próprios dados online, melhorando a velocidade de tráfego e a segurança de informações pessoais”.
O que muitos não sabem é que essa tecnologia traz facilidade para diversos setores, permitindo que procedimentos comuns possam ser feitos com auxílio da mais alta tecnologia. Confira algumas aplicações:
Gestão pública
A tecnologia blockchain pode servir como mecanismo de uso futuro na gestão pública, já que forneceria segurança efetiva para processos - além de registrar informações sem a possibilidade de alterá-las. Dessa forma, os usuários poderiam consultar e auditar dados em “tempo real”. Em maio deste ano, o governo do Piauí anunciou que a capital, Teresina, será a primeira cidade do mundo a implementar blockchain para a gestão de transporte público. A capital armazenará de maneira digital todas as informações relativas ao transporte coletivo, como cumprimento de ordens de serviço e relatórios de viagem.
Identidade e autenticação de documentos
Já pensou em ter todos seus documentos em apenas um lugar e não precisar se preocupar em levá-los a todos os lugares? Essa é a ideia de inserir seus dados na blockchain e levar consigo apenas um par de chaves criptografadas e um hash. A rede, imutável, armazenaria todas as informações. Dessa forma, também seria possível garantir a autenticidade e segurança dos documentos pessoais.
Saúde
Ter o registro de informações dos pacientes, assim como o histórico de vacinas e procedimentos realizados, é essencial. Neste sentido, a blockchain possibilitaria o uso de um sistema digital de registro universal, compartilhado, seguro e transparente. Com essa tecnologia, o médico teria acesso aos dados em tempo real, e o paciente teria posse e controle das próprias informações de saúde.
Cadeia de suprimentos
Os alimentos e produtos que consumimos muitas vezes não disponibilizam informações sobre todo seu processo de criação devido à variedade de empresas e pessoas que participam desse ciclo. A blockchain reuniria todas as informações, desde o fornecedor até o consumidor final, e seria capaz de monitorar todas as etapas e processos.
Quer saber como funciona a blockchain no mercado das criptomoedas? Clique aqui e veja nosso post sobre o assunto.