Conheça 4 vantagens dos contratos inteligentes

Conheça 4 vantagens dos contratos inteligentes

Seria o fim dos contratos de papel? Veja os principais benefícios que os contratos feitos por meio da blockchain podem trazer

10-10-2018
Laura Espada
Baseados na tecnologia blockchain, os contratos inteligentes formalizam negociações entre as partes e se fazem cumprir por si só. Também conhecidos como “smart contracts”, eles nada mais são do que códigos nos quais podem ser definidas regras e penalidades, assim como em um documento tradicional. A diferença é que, neste caso, não há a necessidade de uma empresa de certificação ou intermediários na negociação.
Os contratos inteligentes foram criados com a popularização das criptomoedas, já que com as chaves criptográficas é possível, por meio deles, assinar as transações de bitcoins. Entretanto, por não precisar de intermediários, as transações com contratos inteligentes podem ser utilizadas em praticamente todos os tipos de negócios.
Para saber mais sobre como funcionam os contratos inteligentes, confira suas principais vantagens:
Maior independência
Ao contrário de um documento escrito, por exemplo, o contrato inteligente é capaz de processar informações e tomar ações devido às regras estabelecidas no contrato. Assim, ele vai condicionando os dados e segue a lógica “se A, então B”. Por isso, não precisa de intermediários.
Transparência e segurança
Por meio da blockchain, todas as negociações podem ser visualizadas e com a criptografia, a segurança dos documentos fica garantida. Além disso, sem a manipulação por parte de terceiros, existe um elevado nível de objetividade e parcialidade na execução dos contratos.
Redução de custos
Com a menor intervenção, os custos dessa forma de contrato são menores. Essa tecnologia levanta, inclusive, discussões em diversos setores devido a automatização e independência de processos. Um exemplo disso são os recorrentes debates sobre a utilização da blockchain nos cartórios, para registros e contratos.
Grande precisão
Os contratos inteligentes são programados por códigos e só permitem a execução de relações contratuais que estejam descritas. Dessa forma, as regras são seguidas e aplicadas de forma automática, eliminando possíveis erros humanos. Isso contribui também com a velocidade de processamento, já que as atualizações são mais rápidas e em tempo real.
Quer saber mais sobre investimentos em criptomoedas? Acompanhe o blog da NegocieCoins e fique por dentro das dicas e novidades do mundo das moedas virtuais.