Veja quais fatores influenciam na cotação do bitcoin

Veja quais fatores influenciam na cotação do bitcoin

Mesmo sem ser regulada por instituições financeiras, criptomoeda pode oscilar devido a algumas movimentações do mercado

11-01-2019
Laura Espada
Uma das principais características do bitcoin que mais atrai os investidores é, ao mesmo tempo, motivo de maior preocupação: sua volatilidade. Apesar de ser descentralizada – livre de imposições governamentais e instituições financeiras –, alguns fatores influenciam na variação do preço da moeda digital.
Assim como as moedas fiduciárias, como o dólar e o euro, e os demais tipos de investimentos, as criptomoedas também podem sofrer oscilações de forma repentina. Por isso, separamos os principais motivos pelos quais a cotação do bitcoin pode variar. Confira:
Oferta e demanda
O principal fator que determina a cotação do bitcoin é a oferta e demanda. Dessa forma, há uma linha entre a procura pelos compradores e a oferta por parte de quem está vendendo – essa relação poderá determinar as altas e baixas da criptomoeda.
Mercado
Mesmo sendo independente do governo e de instituições, o valor do bitcoin pode sofrer algum impacto de acordo com o mercado. Momentos de crise, valorização e desvalorização de moedas tradicionais podem ter reflexos na cotação.
Atualizações de sistemas e notícias
Buscando otimizar processos e segurança, os sistemas de critptomoedas passam por constantes atualizações. Essas mudanças podem influenciar de forma positiva ou negativa no valor do bitcoin. Além disso, notícias sobre possíveis ataques de hackers podem contribuir para a desconfiança do mercado – o que faz as pessoas terem maior receio em comprar moedas digitais em determinado momento.
Quantidade de bitcoins
Segundo o número definido pelo algoritmo do bitcoin, o limite máximo da circulação da criptomoeda é de 21 milhões. Atualmente, estão circulando um pouco mais de 17 milhões. Com o fim da mineração de novos bitcoins um dia, apenas essas unidades restarão no mercado – e isso pode torná-las mais valiosas.
Quer fazer bons negócios em criptomoedas? Faça sua conta na NegocieCoins, opere na nossa plataforma e encontre as melhores oportunidades do mercado.