Conheça os tipos de Carteiras Virtuais (Wallet) - img1

Conheça os tipos de Carteiras Virtuais (Wallet)

19-02-2018
Viviane Menosso

Para utilizar Bitcoins — comprar, vender e armazenar — é preciso criar uma carteira virtual (wallet). As criptomoedas são armazenadas digitalmente na wallet, e isso possibilita os registros de transações que são armazenados em cadeias de blocos (blockchain). Dessa forma, permite que o usuário envie e receba moedas digitais e monitore seu saldo.

Quando uma carteira virtual é criada, automaticamente são formadas duas chaves de segurança — uma privada e uma pública. A privada é usada para assinar as movimentações feitas com Bitcoin e previne que as transações sejam alteradas por qualquer outra pessoa depois de emitida. A pública é a que identifica sua carteira, a qual aparecerá para outras pessoas no momento de fazer as transações.

As chaves privadas são a segurança de uma carteira e, por isso, devem ser muito bem guardadas. Caso a chave seja perdida, as informações da conta e o saldo são perdidos também. Por isso, é recomendado nunca compartilhar a chave com terceiros ou perde-la.

Existem cinco tipos de carteiras virtuais: móveis (celular), de desktop (computador), de hardware, online ou de papel.

• Carteira móvel: são aplicativos que podem ser baixados em celulares que servem para armazenar Bitcoins e monitorar o saldo.

• Carteira de desktop (computador): É o primeiro modelo de carteira que surgiu. Para criar uma carteira virtual é necessário instalar um aplicativo em seu computador. É recomendado ter cautela ao escolher qual aplicativo baixar, pois alguns são malwares e podem roubar seus bitcoins ao serem depositados.

• Carteira de hardware: São pen-drives criados especificamente para armazenar Bitcoin. São seguros e de uso exclusivo para isso. Seu custo é elevado, mas é uma boa opção para armazenar criptomoedas.

• Carteira online: São sites que oferecem carteiras online. Funcionam como contas bancárias pela internet, porém sem taxas de adesão ou algo similar. Exchanges também funcionam como carteiras online ultra seguras. Nesse caso, além de monitorar seu saldo e armazenar criptomoedas, é possível fazer transações de compra e venda.

• Carteira de papel: A carteira de papel é um documento que contém cópia da chave da sua carteira virtual. Muitas vezes, irá apresentar o QR Code. Ela é um papel impresso, por isso, é preciso cuidar bem — plastificar e armazenar em lugares seguros. Há sites especializados para criar a carteira de papel.